• Matéria: Português
  • Autor: gustavobatistasouza2
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique porque o gênero novela é considerado uma narrativa mediana?


cesarroitman82: eai coleguium
jabiduda: ss po
jabiduda: meu nome e thierry
cesarroitman82: e do 7 ano ne

Respostas

respondido por: ana1996541
6

Resposta:Delimitar as características do gênero literário novela não é tarefa fácil. Contudo, os estudiosos da Literatura definiram alguns parâmetros para nos ajudar a identificar o estilo dentre os demais, sobretudo dentre os gêneros conto e romance.

No Brasil, imediatamente associamos a novela às telenovelas, gênero muito popular por aqui. A associação não está absolutamente incorreta, visto a imprecisão na definição das margens do gênero. A novela difere do conto por apresentar uma narrativa mais extensa, assim como difere do romance por ser menor. Mas, afinal, quais tipos de relatos podem ser caracterizados como uma novela? Massaud Moisés, professor da área de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo entre os anos de 1973 e 1995, apresentou um estudo importante que nos ajuda a compreender e a melhor definir o gênero em questão. Entenda as características do gênero literário novela:

* Pluralidade dramática: A novela apresenta vários enredos que ao longo da narrativa estabelecem conexões entre si.

* Sucessividade: O enredo é desenvolvido de maneira sequencial, sendo que em determinados momentos da narrativa alguns recursos que quebrem essa sucessividade de acontecimentos podem ser empregados.

* Tempo: O tempo do gênero literário novela é histórico, ou seja, é determinado pelo calendário e pelo relógio.

* Espaço: Espaço e tempo na novela são indissociáveis. A pluralidade dramática definirá a pluralidade espacial, pois, de acordo com as ações, os personagens podem ser continuamente deslocados para diferentes ambientes na narrativa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* Linguagem: A linguagem da novela tende a ser clara e objetiva, podendo variar de acordo com as circunstâncias históricas inscritas na narrativa.

* Personagens: Na novela, não há um limite de personagens, o novelista pode acrescentar ou retirar personagens ao longo da trama, recurso que será importante para o fio da narrativa.

* Enredo: A narração segue um ritmo mais acelerado do que aquele empregado em um conto ou romance, mesmo porque são as ações que norteiam a narrativa. Por esse motivo, a novela é um gênero tão conveniente à teledramatização ou radiodramatização.

* Foco narrativo: A linearidade da novela depende de um escritor onisciente, pois o novelista é aquele que sabe de todos os aspectos da narrativa, inclusive aspectos psicológicos de suas personagens.

Podemos afirmar que a novela ultrapassa os limites do conto por apresentar personagens mais elaborados, sendo que o mesmo acontece com o tempo e o espaço, que são explorados mais detidamente na novela. Em relação ao romance, a novela apresenta menos situações ou acontecimentos. No Brasil, são considerados novelas os livros O alienista, de Machado de Assis, A morte e a morte de Quincas Berro D'água, de Jorge Amado, Vidas Secas, de Graciliano Ramos, entre outras narrativas cujos enredos desenvolvem-se em um limiar de cem a duzentas páginas.

Explicação: Espero ter ajudado!!! Marca como melhor pfv!!!

Te amo!!  


gustavobatistasouza2: vlw ajudou
jabiduda: mds isso n e grande dms n?
jabiduda: n tinha resumo?
jabiduda: vou por isso na resposta
jabiduda: Delimitar as características do gênero literário novela não é tarefa fácil. Contudo, os estudiosos da Literatura definiram alguns parâmetros para nos ajudar a identificar o estilo dentre os demais, sobretudo dentre os gêneros conto e romance.
jabiduda: peguei do dela
Perguntas similares