04 - No início, a realidade confunde o habitante que sai da caverna e ele não consegue distinguir nem entender o que representam as figuras além do muro. O que pode representar a luz forte depois do muro alto e que parece, em primeiro momento, obscurecer a visão do habitante da caverna?
Respostas
Resposta:
No início, a realidade confunde o habitante que sai da caverna e ele não consegue distinguir nem entender o que representam as figuras além do muro. O que pode representar a luz forte depois do muro alto e que parece, em primeiro momento, obscurecer a visão do habitante da caverna?
O conhecimento que existe fora da caverna.
O mito da caverna de Platão está falando sobre o conhecimento inteligível que podemos ter da realidade.
Platão e o mito da caverna
Platão foi um dos filósofos chamados de ''metafísicos'' ou naturalistas, ele recebeu esse nome porque tentava explicar como a natureza funcionava. Para ele o mundo existia em dois: Um sensível e um inteligível. Para explicar isso ele usou a ilustração de uma caverna, onde pessoas viviam dentro dessa caverna acorrentados e só podiam olhar para a frente. Atrás dele tinha uma fogueira que projetava sombras na parede da frente deles.
Tudo que eles conheciam era apenas sombras, até que um desses homens se libertou e conheceu o mundo externo. A caverna representa o mundo sensível que é uma sombra de outro mundo: O inteligível! Assim como a sombra era reflexo do mundo de fora, o mundo sensível é um reflexo do mundo inteligível e a luz que ofuscou o olho do homem é o conhecimento do mundo externo.
Para saber mais sobre Platão e o mito da caverna, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/30412730