Respostas
⇒ A estrutura de uma enzima é chamada chave-fechadura devido à especificidade dela com o substrato.
⠀
- Como assim?
⠀
O local na enzima onde o substrato se liga é chamado de sítio ativo, nele ocorrem reações químicas que permitem com que o substrato seja transformado em produtos.
⠀
Por exemplo, um açúcar grande (substrato) se liga ao sítio ativo da enzima e depois de uma reação química o açúcar grande se transforma em açúcares menores (produtos).
⠀
Cada enzima pode se ligar (ou se encaixar) à apenas um substrato, assim como uma chave se encaixa em uma fechadura específica para ela. Por isso, chamamos de "chave-fechadura".
⠀
⠀
⠀
https://brainly.com.br/tarefa/46106012
⠀
A estrutura das enzimas é geralmente chamada de Lock and Key, para representar sua especificidade de ligação ao seu alvo.
Explicação:
As enzimas são proteínas que catalisam um único ou vários processos biológicos em uma célula. As células têm uma gama diversificada de moléculas presentes nelas e são necessárias para realizar diferentes processos. Essas moléculas são livres para interagir com qualquer proteína presente em uma célula, com essas interações não específicas, o maquinário biológico da célula diminuirá significativamente.
Para superar essas interações não específicas, as enzimas adotaram a estratégia de Bloqueio e Chave. As enzimas só permitem a ligação de moléculas que cabem em seu sítio ativo. Como esses sítios ativos (podem ser chamados de bloqueios) são muito específicos e apenas algumas moléculas (podem ser chamadas de chaves) podem ligá-los, esse modelo de funcionamento da enzima é denominado mecanismo de bloqueio e chave.
A imagem acima mostra como apenas uma chave específica pode usar a capacidade das enzimas para catalisar a formação de um produto.