Essa tensão permanente entre Estado, economia e sociedade aparece na esfera pública, que interconecta a vida privada, as experiências cotidianas, os apelos por justiça e distribuição das oportunidades, aos centros do poder do Estado e do poder econômico, e vice-versa. Dizendo de outra maneira, os processos comunicativos da esfera pública ligam os problemas do cotidiano dos homens comuns ao mundo sistêmico e aos centros de decisão política, e tornam visíveis aos cidadãos comuns as decisões do mundo sistêmico e das esferas funcionais, que vão alterar sua vida cotidiana.”
Quando falamos em participação democrática:
A esfera pública é o espaço criado para manifestação/organização das demandas sociais.
É garantida a todos os cidadãos por meio de votos, desde que os mesmos cidadãos estejam inseridos no mercado.
Está restrita apenas a uma classe social, não sendo permitido o acesso de todos os cidadãos.
Estamos falando apenas de votos e eleições.
Trata-se de uma proposta liberal voltada à manutenção de um Estado mínimo, ou seja, todos participam para que o trabalho do Estado diminua.
Respostas
respondido por:
11
A participação democrática envolve o uso da esfera pública como um espaço de manifestação e organização das demandas sociais, um espaço onde todos possam dar as suas ideias e opiniões e decidir o que será feito (alternativa A).
O uso de votos é uma forma de aumentar a participação social na política, e todas as pessoas com idade para tal podem votar, não é algo restritivo às classes sociais, e nem é a única forma, também não é uma proposta liberal.
Espero ter ajudado!
respondido por:
3
Resposta:
A esfera pública é o espaço criado para manifestação/organização das demandas sociais.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás