EXERCÍCIOS: Agora vamos classificar os termos que foram identificados como sendo adjunto adnominal no exercício , identificando-os como artigo, adjetivo ou locução adjetiva, pronome e numeral. Vejam no ex. a) como fazer:
a) Nos tempos antigos, a(artigo) mulher era calma, submissa, pacífica e retraída; mas seria tudo(pronome) isso por ter mais bom(adjetivo) senso, mais felicidade e menos ambição?
b) Não me parece. O(__________________) motivo devia ser outro; o motivo devia de estar na atmosfera que a envolvia e em que não existia nenhum(__________________)elementoagitador(__________________).
c) Não somos nós que mudamos os(__________________)dias, são os(__________________)dias que nos mudam a nós.
d) Tudo se transforma, tudo acaba, tudo recomeça, criado pelo mesmo(__________________)princípio, destinado para o(__________________)mesmo(__________________)fim.
e) Nascemos, morremos e, no intervalo de uma outra ação, vivemos a(__________________)vida que nosso(__________________)tempo nos impõe.
f) O que ele impõe hodiernamente à mulher é o(__________________)desprendimento dos preconceitos, a(__________________)luta, sempre dolorosa(__________________), pela existência, o(__________________)assalto às culminâncias em que os(__________________)homens dominam e de onde a repelem.
g) Mas, seja qual for a(__________________)guerra que lhe façam, o(__________________)feminismo vencerá, por que não nasceu da vaidade, mas da necessidade que obriga a triunfar."
Respostas
b) Não me parece. O( ARTIGO ) motivo devia ser outro; o motivo devia de estar na atmosfera que a envolvia e em que não existia nenhum( PRONOME ) elementoagitador( ? ).
c) Não somos nós que mudamos os( ARTIGO )dias, são os( ARTIGO )dias que nos mudam a nós.
d) Tudo se transforma, tudo acaba, tudo recomeça, criado pelo mesmo( PRONOME )princípio, destinado para o( ARTIGO )mesmo( PRONOME )fim.
e) Nascemos, morremos e, no intervalo de uma outra ação, vivemos a( ARTIGO )vida que nosso( PRONOME )tempo nos impõe.
f) O que ele impõe hodiernamente à mulher é o( ARTIGO )desprendimento dos preconceitos, a( ARTIGO )luta, sempre dolorosa( ADJETIVO ), pela existência, o( ARTIGO )assalto às culminâncias em que os( ARTIGO )homens dominam e de onde a repelem.
g) Mas, seja qual for a( ARTIGO )guerra que lhe façam, o( ARTIGO )feminismo vencerá, por que não nasceu da vaidade, mas da necessidade que obriga a triunfar."