Respostas
Resposta:
Preconceito é um conceito formado de maneira prévia: todos nós temos preconceito em relação à inúmeros fatos. Theodore Dalrymple, filósofo inglês, busca mostrar em seu Em defesa do preconceito como o preconceito é necessário inclusive para a sobrevivência individual e coletiva.
Discriminação diz respeito ao ato de discriminar, ou seja, de separar, de distinguir. Trata-se de outro ato natural que fazemos todos os dias.
Já a humilhação é o ato de submeter, de se abater ou ser abatido em face de algo maior - seja por força, seja por vontade própria.
Quando o preconceito extrapola os limites do diálogo e a discriminação passa a se tornar escolha arbitrária, acarretando em injustiças, o resultado, geralmente, é o de humilhação de quem sofre preconceito e injustiça.
Não raro ocorre o fato de, em nome do combate ao preconceito e à discriminação, mais preconceito e discriminação serem gerados de onde antes havia só vítimas. Ressentimento, rancor e vingança sempre aparecem quando injustiças e conceitos mal compreendidos aparecem.
Para saber
Explicação: