A escola tem que pensar o que pretende, do ponto de vista político e pedagógico, afirma Veiga (1998, p. 25). Neste sentido, para que o aluno participe do processo de construção da sociedade precisa compreender a realidade socioeconômica, política e cultural em que vive. No ato conceitual do projeto político-pedagógico da escola, a avaliação diz respeito à concepção de sociedade, de homem, educação, escola, currículo e ensino-aprendizagem. Loch (1999, p. 131), ao se referir ao currículo escolar como aquele que "deve acolher a diversidade, explicitar e trabalhar as diferenças, garantindo a todos o seu lugar e a valorização de suas especificidades, ao mesmo tempo em que aproveita o contato com essas dificuldades para questionar o seu próprio modo de ser", chama atenção para o processo avaliativo. BAN, M. T. (Org. ). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP.
Respostas
respondido por:
3
O texto faz referência ao processo de avaliação formativa, associado a um novo modelo avaliativo que preza pelo acompanhamento mais fidedigno dos alunos, compreendendo suas realidades e necessidades pedagógicas (Alternativa C).
Este modelo avaliativo apresenta grande importância, como uma forma de se buscar um direcionamento por parte dos educadores, exigindo mais tempo, mas ao mesmo tempo, se tornando mais eficiente.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás