Imagine que uma pessoa aplicou uma força F de 80N em um bloco de 2kg que estava parado sob uma superfície plana. Essa força foi aplicada fazendo um ângulo de 30°, pois a posição da mão dele assim o fez. Determine as componentes dessa força nos eixos x e y, sabendo que o cos 30° = 0,87 e sen 30° = 0,5.
Respostas
✅ A força ao longo do eixo Ox é e a força ao longo do eixo Oy é .
❏ Essa é uma aplicação simples de uma decomposição vetorial em componentes ortogonais. Em suma, temos o vetor força ( ) disposto a uma angulação e desejamos saber o quanto de força está sendo aplicado na direção x e na direção y.
❏ Como fazer? Trigonometria simples é a resposta. Confira a imagem! ☺
⚠️ Note que a força está no primeiro quadrante do ciclo trigonométrico, no qual o eixo das ordenadas representa o seno dos arcos e a abscissa corresponde ao cosseno.
❏ Vamos extrair esse triângulo retângulo. Observe que eu posso descobrir aplicando o cosseno do ângulo , pois aí eu relaciono o cosseno do ângulo, que eu conheço a força que eu também conheço, com a componente horizontal da força . Veja:
❏ De forma semelhante, com a mesma justificativa, podemos aplicar o seno do ângulo .
Olha que massa! Temos o que precisamos para qualquer situação de decomposição no primeiro quadrante . Calculamos para todos nesse intervalo!
✍️ Mão na massa!
✅ Esses são os valores das forças decompostas!
❏ Seção de links para complementar o estudo sobre decomposição de forças:
- https://brainly.com.br/tarefa/18916654