Respostas
Resposta:
A categoria A permite a habilitação para dirigir veículos de duas ou três rodas, com motor, com ou sem carro lateral. Alguns exemplos desse tipo de veículos são: motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos.
A categoria B é a mais comum de todas! Ela inclui habilitação para dirigir automóveis automóveis para até 8 pessoas e o peso tem que ser inferior a 3.500kg. Esses veículos podem ser desde táxis, vans, carros de aluguel, caminhonete, camioneta até outros utilitários que estejam dentro das regras.
Essa categoria, por sua vez, possui mais requisitos do que as anteriores. Para tirar essa habilitação, é preciso já possuir a habilitação da categoria B por mais de um ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. Ela habilita o motorista a dirigir veículos de carga, que não sejam articulados e pesem mais que 3.500kg. Dentre esses veículos, estão: caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
A categoria D habilita o motorista para dirigir veículos com mais de 8 pessoas, como os veículos de transporte de passageiros como ônibus, micro-ônibus e vans. Mas, para conseguir essa habilitação é preciso ter mais de 21 anos e possuir habilitação da categoria B há 2 anos ou da categoria C há 1 ano. Também é importante não ter cometido nenhuma infração média nos últimos 12 meses.
A última categoria existente, é difícil para conseguir mas te permite dirigir a maioria das categorias existentes! A categoria E permite a condução de veículos motorizados combinados – que são veículos acoplados. Para requisitar essa habilitação, é preciso ter mais de 21 anos, estar habilitado na categoria C há pelo menos 1 ano e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.
E, caso você se pergunte… “O que acontece se eu dirigir um veículos sem a habilitação correta da categoria?” Fazer isso, gera uma infração gravíssima, 7 pontos na CNH, uma multa de mais de R$586,94 e a retenção do veículo.
Explicação: