Respostas
Resposta:
A Guerra do Contestado foi um dos movimentos populares rurais do Brasil que tiveram caráter messiânico. Ocorrido na região de fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná, entre 1912 e 1916, a guerra civil opôs trabalhadores sem-terra e tropas do governo federal.
O Período identificado como República Velha começa com o fim da Monarquia, em 1889, com um golpe dado pelos militares. O poder passa aos civis, que praticam o revezamento ‘Cafe com Leite’, que segue até 1930, quando Getúlio Vargas toma o poder com um novo movimento liderado por militares. Diversas crises ocorreram. Veja aqui as principais delas:
Ao assumir o poder em 1910, o presidente Hermes da Fonseca (que era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca) enfrentou logo uma nova revolta, intitulada de Revolta da Chibata. A Guerra do Contestado aconteceu de 192 a 1916.
Revolta da Chibata
Esta revolta aconteceu em 22 de novembro de 1910. Foi constituída de marinheiros brasileiros insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho, agravadas com a pena de açoite.
Mais de 2400 marinheiros de diversos estados brasileiros requeriam o fim da penalidade do açoite. O Congresso estipulou anistia aos revoltosos e também uma lei que extinguia as penas desumanas.
Guerra do Contestado
Este conflito batizado como Guerra do Contestado ocorreu entre 1912 e 1916, também dentro do ciclo da República Velha. O motivo desta luta foi principalmente a disputa de territórios entre os estados de Santa Catarina e Paraná.
Além disso, o conflito assemelhou-se em muitos aspectos com a Guerra de Canudos, uma vez que também foi motivado por grande concentração de terras nas mãos de poucos, pela miséria e fome, além da forte religiosidade da região.
espero ter ajudado