1)Pode-se dizer que para as mulheres e negros ainda é mais difícil subir na carreira do que para os homens brancos?
2)Quais as principais barreiras para a entrada das mulheres e negros no mercado de trabalho e quais ações poderiam mudar esse quadro de desigualdade de oportunidades e salários?
3)Você acredita que o Brasil alcançará a igualdade de gêneros no mercado de trabalho? O que será preciso para chegar a esse patamar?
4)Como lidar com o preconceito no ambiente de trabalho?
Respostas
Resposta:
1°) sim, porque o Brasil foi estruturado desde o início com muito preconceito e racismo. Então a cor de pele negra é dificilmente aceita em um emprego, portanto é mais difícil ainda alcançar um cargo alto.
2°) Primeiramente a cor negra, porque infelizmente para muitos ainda a cor é um sinônimo de caráter ruim. Para um HOMEM difícil Negro entrar em um emprego já é difícil, ganhar um salário justo é, mas difícil ainda, então imagine para uma MULHER PRETA conseguir pelo menos um emprego. Muitas empresas optam pela figura masculina em diversos empregos, então simplesmente ser mulher já dificulta muito e a mulher negra sofre muito preconceito tanto racial quanto de gênero. Acredito que processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, em geral, principalmente das políticas de emprego, inclusão social e redução da pobreza diminuiria isso, mas isso o problema não é só isso e sim no quanto muitas pessoas ainda praticam pensamentos retrógrados, então a evolução de cada indivíduo nessa questão contribuiria ainda mais.
3°) O país está evoluindo bem gradativamente com vários grupos sociais lutando dentre eles os movimentos negros, mas acredito que um dia será menos racista e preconceituoso, por o objetivo ser fazer as pessoas evoluírem diante dessa questão.
4°) A solução deveria ser a denúncia, mas como a justiça não é tão eficaz quanto deveria o que resta é lutar pelos próprios direitos.
Bons estudos!