• Matéria: Pedagogia
  • Autor: annapaulagomes84
  • Perguntado 3 anos atrás

estudo de caso Considerando o contexto brasileiro sobre o processo de ensino-aprendizagem emancipador, sempre buscamos refletir: Qual é o papel da educação? Que prática pedagógica pode levar o aluno a um pensar realmente democrático? Essas podem ter sido algumas das inquietações de Paulo Freire que, o levou a pensar a educação enquanto um processo mais amplo e humano e a desenvolver práticas pedagógicas, despertando nos indivíduos a capacidade de sair do estado de oprimidos para o estado de agir em favor de sua própria libertação. A partir do artigo sugerido nas referências bibliográficas: O círculo de cultura: opção teórico-metodológica na educação. Pontue com suas palavras qual era a proposta de Paulo Freire com os círculos de cultura e cite qual das experiências relatadas no artigo contribuiria para o processo educacional do seu estado

Respostas

respondido por: Matheusieti
35

Paulo Freire buscava introduzir os círculos de cultura a partir da humanização do homem, e, uma busca por sua inclusão em sociedade através do conhecimento obtido em seu processo de formação.

O papel da educação é de formar os indivíduos para a sociedade. O Desenvolvimento da educação está associado ao processo de socialização, comunicar com o caráter coletivo da sociedade.

Por fim, a prática pedagógica está presente na formação do indivíduo, ela se destaca de outras práticas sociais pois transmite o conhecimento e auxilia na socialização, onde a prática desse aprendizado se dará também os outros espaços sociais.

Perguntas similares