• Matéria: História
  • Autor: AnnaBeatles7588
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre as cidades-estado de Atenas e Esparta, na antiguidade Grega, considere as seguintes afirmativas: 1. Atenas teve como uma de suas características a ênfase na prática e no desenvolvimento da atividade militar. 2. Durante a Guerra do Peloponeso (431 a 404 a. C. ), Atenas e Esparta disputaram a hegemonia política e econômica na região. 3. Politicamente, Esparta organizava-se como uma democracia. 4. A democracia ateniense excluía a participação política de estrangeiros, mulheres e escravos. Assinale a alternativa correta. ​.

Respostas

respondido por: yohannab26
3

A respeito das cidades-estados temos que as assertivas corretas são: 2 e 4.

Atenas e Espartas foram as mais desenvolvidas cidades-estados da Grécia e seus sistemas político e governamentais era totalmente distintos. Ambas buscavam a integração da cidade da Grécia e isso gerou a Guerra do Peloponeso, quando Atenas e Espartas disputaram a favor da hegemonia da Grécia.

 Atenas era conhecida como educadora, focava no crescimento intelectual.  A educação ateniense formou muitos filósofos famosos, priorizava o equilíbrio entre corpo e mente.

 Enquanto Espartas era dita como militarista, sua população era destinada a ser bons guerreiro, portanto, promoviam academias de formação de exército.

A política de Atenas era uma "democracia" forjada, pois excluía grande parte da sociedade ateniense como mulheres, estrangeiros e escravos.

Perguntas similares