Respostas
Resposta:
Explicação:
Depende do volume. Se se injetar mais de 50 a 60 ml de ar numa veia ele vai formar uma bolha de ar na circulação venosa central (veia cava superior ou veia cava inferior dependendo de qual metade do corpo sofreu o evento). Está bolha chega ao coração pelo átrio direito e ganha o ventrículo direito. Se o ventriculo bombear a bolha ela chega a artéria pulmonar e a um ramo dela. Isto provocara uma EMBOLIA AÉREA. Evento grave e as vezes letal.
A embolia aérea hoje em dia e muito rara. Ela pode ocorrer quando se faz circulação extracorpórea (cirurgia cardíaca, aférese, hemodiálise) se alguns cuidados não são tomados. Ela era comum quando se doava sangue em frascos de vidro. Estes frascos tem ar no interior. Quando o sangue do doador começava a acumular o frasco não conseguia acomodar o volume sem aumentar a pressão. Num determinado momento a pressão dentro do frasco excedia a pressão venosa e o fluxo de repente de invertia, com entrada maciça de ar pelo equipo para dentro da veia.
O tratamento da embolia aérea e colocar o paciente em decúbito lateral esquerdo se possível com a cabeça e o tórax em uma posição mais baixa que o abdome. Isto faz com que a bolha volte pro ventrículo direito (onde é inofensiva). Ali a bolha pode ser absorvida espontaneamente ou removida com um cateter.