• Matéria: História
  • Autor: henriquemateusp5t4wq
  • Perguntado 3 anos atrás

participação dos eua e relação com os governos ditatoriais no chile?​

Respostas

respondido por: changfamily8688
10

É válido, primeiro, contextualizar a relação dos EUA naquele momento.

Nesse período, o mundo sofreu das consequências da crise do liberalismo, devido à quebra da Bolsa de Nova York, em 1929.

Assim, a potência mundial, que se ergueu após a crise de 29, o seja, os EUA tinham medo que dadas as circunstâncias, os países acabam por adotar o regime socialista.

Logo, os EUA se empenharam em barrar a influência do socialismo, justamente através do apoio aos governos ditatoriais, já que o liberalismo perdera sua credibilidade. E, essa intervenção política - pelo apoio - pode ser vista na instauração do governo ditatorial no Chile.

Espero ter ajudado!

respondido por: erickm5
1

A participação dos EUA em relação aos governos ditatoriais do Chile está envolvida com a intervenção política dos EUA na América Latina durante o período da Guerra Fria.

Contextualizando o apoio dos EUA a governos ditatoriais

Os EUA decidiram apoiar a ditadura do Chile por razões semelhantes às quais os americanos apoiaram ditaduras em toda a América Latina.

Este apoio se deveu à percepção de que havia uma chance de que governos de viés socialista pudessem governar alguns dos países latino-americanos, entre eles, Chile e Brasil.

Em um período de Guerra Fria, esta era uma possibilidade que os EUA se viram na obrigação de coibir a qualquer custo.

Saiba mais sobre as ditaduras na América Latina em https://brainly.com.br/tarefa/54022121

#SPj2

Anexos:
Perguntas similares