a) Qual a classificação dos vírus?
b) Cite algumas doenças causadas pelo adenovírus.
c) Explique como ocorre a transmissão do retrovírus. Faça um desenho
explicativo.
d) Com suas palavras, diga qual a importância da vacinação.
e) Como as vacinas agem em nosso organismo?
f) Quais são os tipos de vacinas que existem?
g) O que são anticorpos?
h) Qual a diferença nas vacinas contra a covid-19? Explique.
Respostas
Resposta:
a) vírus animais, vírus de plantas, vírus de fungos e bacteriófagos (vírus que infectam a bactéria, que incluem os vírus mais complexos).
b) resfriado comum, a conjuntivite, crupe, bronquite ou pneumonia.
c) é transmitido por contato direto com fluidos corporais infectados, por relação sexual desprotegida, agulhas infectadas e por transmissão vertical (de mãe para filho) e a grande maioria dos indivíduos infectados são assintomáticos.
d) Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
e) Vacinas desencadeiam resposta imunológica para combater organismos causadores de doenças.
f) Vacinas de microrganismos atenuados e Vacinas de microrganismos inativados ou mortos.
g) Os anticorpos são moléculas que atuam na defesa do organismo e são produzidos pelos plasmócitos, células formadas a partir da diferenciação dos linfócitos B.
h) CoronaVac:
A vacina do Butantan utiliza a tecnologia de vírus inativado (morto), uma técnica consolidada há anos e amplamente estudada. Ao ser injetado no organismo, esse vírus não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica.
AstraZeneca: A tecnologia empregada é o uso do chamado vetor viral. O adenovírus, que infecta chimpanzés, é manipulado geneticamente para que seja inserido o gene da proteína “Spike” (proteína “S”) do Sars-CoV-2.
Pfizer: O imunizante da farmacêutica Pfizer em parceria com o laboratório BioNTech se baseia na tecnologia de RNA mensageiro, ou mRNA. O RNA mensageiro sintético dá as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do novo coronavírus, que estimulam a resposta do sistema imune.
Janssen: Assim como o imunizante da Astrazeneca, também se utiliza da tecnologia de vetor viral, baseado em um tipo específico de adenovírus que foi geneticamente modificado para não se replicar em humanos.
Explicação:
nao achei um desenho para a OPÇÃO C