As ameacas podem ser classificadas quando a sua origem: interna ou externa e quando a sua intencionalidade: voluntária,involuntária e intencional
Respostas
Resposta:
Natural, voluntária e involuntária
Explicação:
Conforme descrito em (Sêmola, 2003), as ameaças podem ser classificadas quanto a sua intencionalidade e ser divididas em grupos:
• Naturais – Ameaças decorrentes de fenômenos da natureza, como incêndios naturais, enchentes, terremotos, tempestades, poluição, etc.
• Involuntárias – Ameaças inconscientes, quase sempre causadas pelo desconhecimento. Podem ser causados por acidentes, erros, falta de energia, etc.
• Voluntárias – Ameaças propositais causadas por agentes humanos como hackers, invasores, espiões, ladrões, criadores e disseminadores de vírus de computador, incendiários.
Elas podem se originar de fatores técnicos, organizacionais e ambientais, agravados por más decisões administrativas (Laudon e Laudon, 2004).
Resposta:
Natural, voluntária e involuntária.
Explicação:
- Natural
Enchentes, Terremotos, um Asteroide (rsrs) são exemplos de Ameaças Naturais.
- Voluntária
São as ameaças Intencionadas, por exemplo, os Ransomwares são projetados para infectar máquinas, criptografar os dados (em resumo), e pedir um Resgate por esses mesmos dados. Ou seja, os Malwares, em sua maioria são programados com a Intensão Maliciosa de fazer algo. Outro exemplo de Ameaça Voluntária, são os DDoS, quando existe um grupo organizado por trás do ataque, que direciona o ataque à um alvo em específico.
- Involuntário
O termo existe, porque podemos considerar em um espaço de possibilidades que algumas ameaças SE TORNAM AMEAÇAS, ainda que sua origem ou objetivo inicial NÃO SEJA MALICOSO.
Por exemplo, um erro de lógica de programação em um Software, pode levar o programa a fazer um loop, sobrecarregando o servidor, e de certo modo, fazendo um ataque de DoS nele. Temos alguns exemplos de vírus de computador, que foram desenvolvidos com uma intencional por exemplo, de evitar a pirataria, e que acabaram se disseminando por computadores do mundo inteiro e classificados como vírus.