Classifique a orações subordinadas adjetivas
Não vou trabalhar hoje, porque vou ao médico
Ajuda pra hojeeede
Respostas
Resposta:
nao sei se vai te ajudar
a) Os documentos do cliente, que foram enviados ontem, estavam lacrados.
Oração subordinada adjetiva explicativa, porque ela contém uma explicação. Nela se informa que todos os documentos do cliente estavam lacrados. É o mesmo que dizer: "Os documentos do cliente foram enviados ontem. Todos estavam lacrados.". A oração subordinada explicativa sempre é separada por vírgulas.
O sentido da oração muda sem o uso da vírgula, pois ela restringe ou faz uma limitação, por isso, “Os documentos do cliente que foram enviados ontem estavam lacrados.” é uma oração subordinada restritiva. Ela significa que apenas os documentos do cliente que foram enviados ontem estavam lacrados, mas os documentos do cliente que foram enviados em outro dia, não estavam lacrados.
b) Os documentos que você pediu estão na sua mesa.
Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe, ou reduz, os documentos para apenas aqueles que você pediu, ou seja, há mais documentos, mas apenas os solicitados foram colocados na mesa.
c) Os estudantes que vieram à exposição ficaram deslumbrados.
Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para um grupo de estudantes, que são apenas aqueles que vieram à exposição.
Se usássemos vírgula, essa informação se tornaria uma explicação e, assim, a oração seria subordinada explicativa: “Os estudantes, que vieram à exposição, ficaram deslumbrados.”. Seria o mesmo que dizer: Todos os estudantes vieram à exposição e ficaram deslumbrados.
d) Os cidadãos que são cumpridores dos seus deveres não precisavam estar aqui.
Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para alguns cidadãos, que são apenas os que cumprem os seus deveres.
e) Os clientes que são incumpridores merecem o atraso.
Oração subordinada adjetiva restritiva, porque ela restringe a informação para alguns clientes, que são apenas aqueles que são incumpridores.
Se usássemos vírgula, essa informação se tornaria uma explicação e, assim, a oração seria subordinada explicativa: “Os clientes, que são incumpridores, merecem o atraso.”. Seria o mesmo que dizer: Todos os clientes são incumpridores e, por isso, merecem o atraso.
Explicação: