Ao enfatizar as “habilidades”, as “competências”, os “procedimentos” e a “formação de atitudes”, e não destacar os conteúdos escolares, o trabalho educativo e o ensinar, o documento traz uma perspectiva que visa adaptar os alunos ao mercado de trabalho ou, mais propriamente, ao “empreendedorismo”. Ou seja, com o crescente desemprego e a consequente diminuição do trabalho formal, o objetivo dessa formação é preparar os filhos da classe trabalhadora para o mundo do trabalho informal e precarizado, compatível com as novas demandas do capital para este século, voltadas para a acumulação “flexível”. Por outro lado, essa concepção de currículo presente na Base corresponde também à expectativa do desenvolvimento de uma certa “capacidade” que os alunos devem ter para responder aos famosos testes padronizados, que dominam o sistema de avaliação institucional brasileiro e que são o instrumento de implantação de uma gestão por resultados com a responsabilização da ponta do sistema - redes municipais, escolas e professores -, pelo desempenho escolar, tirando a obrigação do Estado e estimulando, por meio da chamada “gestão democrática”, as parcerias com os agentes privados, ou mesmo a transferência de redes inteiras para a gestão das chamadas Organizações Sociais - OS.
No excerto, os autores fazem uma análise sobre a aspectos que permeiam BNCC.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o teor desta análise.
Escolha uma:
a.
Trata-se de um questionamento, qual exatamente é a forma que a BNCC indica para combater a perspectiva de adaptar os alunos ao mercado de trabalho e para que sejam bem-sucedidos em avaliações padronizadas.
b.
Trata-se de uma crítica a aspectos velados que permeiam a BNCC: o motivo de se organizar a educação nacional em torno de desenvolvimento de competências demonstra uma proximidade com a lógica de mercado. Correto
c.
Trata-se de um elogio à BNCC, que pretende combater a perspectiva de adaptar os alunos ao mercado de trabalho e para que sejam bem-sucedidos em avaliações padronizadas.
d.
Trata-se de uma ressalva, considerando que a implantação bem-sucedida da BNCC impediria que a lógica de mercado seja aplicada no âmbito escolar.
e.
Trata-se de uma profecia: caso as escolas não acompanhem a proposta da BNCC, só restará aos estudantes a opção de trabalho informal e precarizado.
Respostas
respondido por:
32
Resposta:
Trata-se de uma crítica a aspectos velados que permeiam a BNCC: o motivo de se organizar a educação nacional em torno de desenvolvimento de competências demonstra uma proximidade com a lógica de mercado. Correto
Explicação:
corrigido ava
respondido por:
17
Resposta:
b. Trata-se de uma crítica a aspectos velados que permeiam a BNCC: o motivo de se organizar a educação nacional em torno de desenvolvimento de competências demonstra uma proximidade com a lógica de mercado.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás