• Matéria: Artes
  • Autor: robertapadilha98
  • Perguntado 3 anos atrás

porque apelidou atelier de the fwctory ​

Respostas

respondido por: DaniBahia
0

Resposta:

A etimologia da palavra "estúdio" deriva da palavra do Latim studere que pode ser traduzido como a "ânsia de conseguir algo", também existe como uma adaptação do termo em inglês "studio".

O termo francês para estúdio, atelier, além de designar um estúdio artístico, é utilizado para caracterizar o estúdio de um designer de moda ou mesmo artesão — nesta última forma, é frequente a presença de cavaletes, mesas de desenho, suportes para escultura, etc, nos ateliês. Também é conhecida a conotação de atelier como a casa de um alquimista ou feiticeiro.

The Factory (A Fábrica) foi um estúdio de arte fundado pelo artista americano de pop art Andy Warhol, localizado em Manhattan, Nova Iorque. O estúdio teve três diferentes localizações entre 1962 e 1984. A The Factory original ficava no quinto andar na 231 East 47th Street, em Midtown Manhattan. O aluguel era "apenas cerca de cem dólares por ano." Warhol o deixou em 1968, quando o prédio estava prestes a ser demolido para dar lugar a um prédio de apartamentos. O estúdio, em seguida, mudou-se para o sexto andar do Decker Building na 33 Union Square West perto da esquina da East 16th Street, onde permaneceu até 1973, quando mudou-se para 860 Broadway, no extremo norte da Union Square. Embora este espaço fosse muito maior, não houve muitas filmagens por lá, e, em 1984, o que restou de várias empresas de Warhol, não incluindo as filmagens, mudou-se para 22 East 33rd Street, um edifício de escritórios convencional.

The Factory era famosa por suas festas extraordinárias e frequentada por artístas modernos, boémios, excêntricos e os consumidores de anfetaminas. Entre eles, Warhol escolheu chamar Warhol Superstars, que anunciou há algum tempo antes de nomear o próximo Superstar, colocando em prática sua famosa frase que garantiu que todos teriam seus quinze minutos de fama. Nas palavras de John Cale em 2002, chamado The Factory não é livre, que é onde ela produziu uma cadeia de serigrafia de Warhol. Enquanto alguém estava fazendo uma serigrafia, alguém estava filmando um filme. Cada dia algo novo estava acontecendo. Warhol ficou famoso quando ele trabalhava dia e noite em suas pinturas, que consistem em serigrafias e litografias, produzidas em série, da mesma forma que as grandes empresas capitalistas fabricam produtos para consumo. Para continuar esta dinâmica se reuniram em torno dele um círculo de estrelas pornô, toxicodependentes, travestis, músicos e pensadores livres que ajudam Warhol a desenvolver suas fotos, atuar em seus filmes e criar o ambiente que fez a fábrica uma lenda.

Explicação:

Perguntas similares