Essa manifestação literária, em sua origem no Nordeste, era específica de uma classe social? Explique.
Respostas
Resposta:
De acordo com o poema, os textos eram cantados em qualquer lugar e apreciados por pessoas de qualquer classe social, como está explicitado nos versos: “Desde as casas de riqueza / Nas varandas das fazendas / Até os dias de feira.”
Os escritores do romance regional foram influenciados pelo espírito racionalista: estavam sintonizados com o cientificismo da época, que explicava o mundo através de leis objetivas e a influência do meio no comportamento humano.
A partir da década de 1930, a literatura brasileira passou por uma metamorfose: o tema dos escritores brasileiros se tornou a problemática do país e evidenciou o que chamamos de obras regionais ou romance regional.
Com um certo pessimismo nas análises da nação e, ao mesmo tempo, evidenciando as mazelas sociais, como: a fome, a desigualdade social e a injustiça, escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e João Cabral de Melo Neto iniciaram seu percurso literário.
Nesse sentido, o enredo dos poemas, das crônicas, do cinema e da prosa fixou-se no regionalismo, deixando de lado a evidência da cultura europeia no Brasil.
Link: brainly.com.br/tarefa/23116653