1) Entre as regiões brasileiras, a região Sul ocupa qual posição na composição do PIB (Produto Interno Bruto) do país? Qual a porcentagem que representa a região?
2) Faça um breve comentário sobre a agricultura da região Sul, destacando a forma como é praticada e os principais produtos cultivados.
3) A região Sul é a segunda mais industrializada do país, atrás apenas do Sudeste. Quais setores industriais se destacam na região?
4) Quais são as cidades de maior importância industrial no estado:
a) do Paraná?
b) de Santa Catarina?
c) do Rio Grande do Sul?
Respostas
Resposta:
1. A região Sul apresenta índices sociais acima da média brasileira e das demais regiões em vários aspectos: possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, 0,798, e o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do país.
PIB per capita: R$ 40 181 IBGE/2018
PIB: R$ 1 195 550 000 IBGE/2018
Densidade: 51,59 hab./km²
População: 29 754 036 hab. IBGE/2018.
A economia da Região Sul do Brasil é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços. A região é responsável por 16,2% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
2. A Região Sul conta com uma série de fatores que contribuem para uma alta produtividade agropecuária, dentre elas solos são férteis e as chuvas regulares durante o ano.
Além das contribuições naturais para alcançar uma boa produção, outros elementos são fundamentais para o desenvolvimento de uma agropecuária de precisão.
Nos últimos tempos uma grande parcela das propriedades rurais presentes na Região Sul ingressou em uma nova etapa produtiva, que está diretamente ligada ao uso de tecnologias em criação de animais e cultivo de diferentes culturas.
Na pecuária utiliza-se orientação técnica, realiza-se uma seleção genética dos animais aproveitando de suas viabilidades econômicas, inseminação artificial, uso de medicamentos, rações especiais para ganho de peso, ordenha mecânica para dinamizar o trabalho e melhorar a qualidade, entre outros.
Já na agricultura são utilizadas novas técnicas de plantio e manejo, como correção de solo, rotação de culturas, plantios diretos, manejo de solo, além do emprego de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, implementos em geral e insumos agrícolas (inseticidas, herbicidas e fertilizantes) e etc
O processo de mecanização e modernização do campo contribuiu para a profissionalização das atividades rurais preocupada cada vez mais com os índices de produtividade, que automaticamente leva ao lucro. A Região Sul, através dessas evoluções, ocupa um lugar de destaque na produção agropecuária, abastecendo dessa forma o mercado interno e externo em diferentes tipos de produtos rurais.
3. Rio Grande do Sul – Alimentos, vinhos, calçados, indústria automobilística e petroquímica.
Santa Catarina – Moda, calçados e carne.
Paraná – Agroindústria, eletrodomésticos, papel, celulose, automóveis e caminhões.
levantamento do IBGE mostra que Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Londrina e Maringá acumulam 45% das riquezas do estado.
4. Paraná - levantamento do IBGE mostra que Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Londrina e Maringá acumulam 45% das riquezas do estado.
Santa Catarina - O Planalto Serrano tem a indústria de papel, celulose e da madeira. O Sul destaca-se pelos segmentos do vestuário, plásticos descartáveis, carbonífero e cerâmico. No Vale do Itajaí, predomina a indústria têxtil e do vestuário, naval e de tecnologia. O turismo é outro ponto forte da economia catarinense.
Rio Grande do Sul - A produção é bastante concentrada, principalmente no eixo Porto Alegre-Caxias do Sul. Em 2015, cinco municípios responderam por 34% do VAB industrial gaúcho: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Triunfo e Gravataí. A área industrial da região de Porto Alegre é a mais desenvolvida do estado
Rio Grande do Sul.