• Matéria: Biologia
  • Autor: Anaclara321133
  • Perguntado 3 anos atrás

Bom Dia!!!!
Questão 1) Ao entrar no corpo humano, o vírus se multiplica dentro do nosso nariz e outras partes do sistema respiratório de forma despercebida. Essa fase é chamada de pré-sintomática ou de incubação. Nela, apesar de ainda não haver sintomas, indivíduos contaminados são capazes de infectar outras pessoas.
Na maior parte das vezes, o sistema imune consegue combater o vírus de forma eficaz. Por isso, a maioria das pessoas apresenta apenas sintomas leves e recuperam-se após alguns dias.
Entretanto, em alguns casos, o vírus consegue chegar aos pulmões provocando sintomas graves, como falta de ar e, consequentemente, menor oxigenação dos órgãos do nosso corpo. Tudo isso pode ser fatal.
No pulmão, o vírus inicia uma inflamação grave, que ataca principalmente as estruturas que são responsáveis pela troca gasosa, ou seja, levam oxigênio ao sangue. O nosso corpo reconhece o vírus como uma ameaça e inicia o processo de combate a esse microrganismo, chamado de inflamação.
A inflamação prejudica a troca gasosa. Assim, nosso sangue não recebe oxigênio suficiente. Além disso, não consegue eliminar o gás carbônico, que é tóxico em grandes quantidades. Tudo isso causa a falta de ar. Nesse estágio, são necessários cuidados médicos imediatos.
Além disso, a inflamação no pulmão também o fragiliza, favorecendo a entrada de bactérias. Dessa forma, duas doenças podem se sobrepor: a covid-19, causada por um vírus, e uma pneumonia causada por bactéria, piorando ainda mais o quadro.
1) De acordo com o texto, qual o nome da região onde ocorre as trocas gasosas e que é acometida pelo coronavirus.

Genteeeeee Rápido por favor!

Respostas

respondido por: FelinoSuperior
0

Resposta:

A troca gasosa acontece no pulmão, em especial nos alvéolos.

Explicação:

A troca de gases entre paciente e ambiente é chamada de hematose, onde o CO2 concentrado no sangue migra, através dos alvéolos, para fora enquanto o O2 faz o caminho inverso.

A inflamação causada pela atividade do SARS-COV-2019 prejudica diretamente o processo de troca, o que pode gerar consequências negativas ou até mesmo fatais.

Perguntas similares