me ajudem por favor
Faça uma pesquisa sobre funcionamento de um reator nuclear e quais as consequências dos acidentes ocorridos com os reatores em Chernobyl (1986) e Fukushima (2011)
Respostas
Resposta:
Oi, bom dia
Estes dois processos usavam a fissão nuclear para produzir vapor de água super aquecida. Este vapor é conduzida até turbinas acopladas à geradores de energia elétrica. Todo processo é controlado pela introdução de pilhas de grafite para conter a energia produzida pela fissão de cilindros contendo o material nuclear embutidos numa massa de aço e concreto de grande espessura.
O disastre encadeado de Chernobyl foi causado quando algumas varas de grafite foram distorcidos pelo uso em altas temperaturas, que impediu a introdução do grafite na massa nuclear. Sem controle, o vapor super aquecido escapou, inundando a cúpula de retenção, que não resistiu a pressão e rompeu, liberando grande quantidade de vapor radioativo no ar em torno da usina. A radio atividade passava muito dos limites de segurança, e acabou contaminando tudo provocando queimaduras radio ativo nas pessoas, e nos animais, e nas plantas em torno da usina. Uma vez que é usada urâneo 237 para realizar a fissão nuclear, este possui uma meia vida de 64 mil anos. Foram injetados milhares de metros cúbicos de cemento por cima da reação, que continua até hoje, esperando que eventualmente a fissão nuclear se extingue pela falta de combustivel nuclear.
Já o disastre em Fukushima foi provocado por tremores e um tsunami de grandes proporções, que causou grande estrago na usina. A reação também foi contida, ou pelo menos abafada, usando milhares de toneladas de cimento para cobrir a reação nuclear.
Explicação: