Respostas
Resposta:
Vento produz quase 10% da energia do país
A capacidade instalada (ou capacidade de geração) dos 602 parques eólicos no país (506 estão no Nordeste) é de 15.104 MW (ou 15,1 GW), pouco mais de 9% do total do país, incluindo todas as fontes (165 GW). Ao final de 2023, serão pelo menos 19,7 GW de energia eólica, segundo a ABEEolica.
Elbia Gannoum, presidente da ABEEolica (Associação Brasileira de Energia Eólica), disse ao UOL que o SIN, criado em 1998 e coordenado e controlado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é o mais democrático, o mais distributivo e o mais seguro possível.
"O Nordeste, até antes da chegada dos parques eólicos, foi sempre dependente de energia importada do restante do país. Hoje, ele até exporta excedentes. Mas há períodos do ano em que a produção da região cai e, nesse caso, precisa importar de novo energia elétrica", afirmou Elbia.
Ela explicou que o pico de geração de energia eólica no Nordeste é entre julho e dezembro, podendo chegar a 8 GW em média. Mas entre janeiro e abril pode cair a até 2 GW. E é nesse período que o Nordeste precisa ou de energia hidrelétrica importada do resto do país ou exige a ligação de termelétricas, excessivamente caras.