• Matéria: Direito
  • Autor: wilsonorf30
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma testemunha assume o compromisso de dizer a verdade,sob as penas de lei. esse compromisso impede essa testemunha de exercer o direito de se manter calada​


wilsonorf30: a testemunha poderá se manter calada, exercendo o seu direito ao silêncio, para evitar a sua autoincrimição. O direito ao silêncio abrange não apenas o preso mas também as pessoas em geral inclusive, as testemunha.

Respostas

respondido por: lalaramos02
0

Artigo 342 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940.

O artigo se baseia na ideia de que esses atos são considerados como atentado à dignidade da justiça, pois fazem a justiça perder tempo.

respondido por: leonardomacedo887
0

A partir da jurisprudência e aplicação da Constituição Federal, é correto dizer que esta afirmação está falsa, pois há a possibilidade da testemunha se manter calada para não se autoincriminar.

Base legal para o direito ao silêncio da testemunha:

Em um primeiro momento, por conta do artigo 342 do Código Penal, pode-se pensar que a testemunha não tem direito de permanecer calada, pois cometerá um crime frente à credibilidade da Justiça e suas instituições.

Entretanto, a partir do melhor entendimento jurisprudencial, o direito ao silêncio, elencado na Constituição Federal, no inciso LXIII de seu artigo, deve se estender à testemunha, para que ela não possa se autoincriminar.

Mais sobre direito ao silêncio:

https://brainly.com.br/tarefa/25359803

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares