01- Sobre terras e reservas indígenas no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
a) Atualmente existem 462 terras indígenas regularizadas.
b) A região de maior concentração de terras indígenas é a Norte.
c) A região de menor concentração de terras indígenas é a Sudeste.
d) Segundo a Funai, não há diferenças entre terras indígenas e reservas indígenas, portanto, ambas correspondem a áreas habitadas por indígenas.
02 - Qual é o órgão no Brasil responsável pela demarcação de terras indígenas?
a) Ministério da Justiça
b) Incra
c) Ibama
d) Funai
03 - Por que de acordo com a Funai é necessário e importante preservar as terras Indígenas?
04 - O que é Reforma Agrária?
05 - O que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) defende?
06 - De acordo com a Charge abaixo, que relação podemos traçar?
Respostas
Resposta:
01 - LETRA D.
02 - LETRA D.
03 - Segundo a Funai, órgão indigenista oficial do Brasil, a demarcação também contribui para diminuir os conflitos pela posse de terras. Possibilita, além disso, que estados e municípios consigam atender às especificidades dos povos indígenas por meio de políticas específicas proporcionando, dessa forma, maior controle estatal nas áreas vulneráveis e de difícil acesso. Outra importância da demarcação de terras foi exposta por estudos elaborados em 2016 pela Rights and Resources Initiative, juntamente a Woods Hole Research Center e o World Resources Institute: as terras indígenas contribuem para a diminuição do efeito estufa, visto que diminui o desmatamento, impactando, assim, positivamente o meio ambiente.
04 - A reforma agrária é o processo de redistribuição das terras improdutivas de um país para beneficiar camponeses sem terras.
05 - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social camponês que surgiu em 1984, no Brasil. O objetivo do MST é realizar a reforma agrária, praticar a produção de alimentos ecológicos e melhorar as condições de vida no campo.
Explicação: