[...] A globalização é profundamente injusta, pois não só europeus e americanos (com economias e sociedades sólidas e estruturadas) não são afetados pela crise global, como são os Estado Unidos que impões ao mundo, dado seu poder, a sua visão própria da globalização, liberal e adaptada aos seus interesses. Ela também enfraquece os Estados, as políticas de controle ambiental e o padrão de vida dos trabalhadores de todo o mundo. Isso ocorre porque com o capital e as empresas podendo se deslocar livremente pelo mundo, ela pode trafegar de continente em continente em busca da melhor e mais barata mão de obra, dos impostos mais baixos, das regulamentações ambientais mais brandas etc., e ainda punir aos que não se curvarem aos seus desígnios. Isso aumenta a concentração de renda, a exclusão social e agrava a contradição chave do capitalismo (excesso produção/subconsumo) em escala planetária, o que é um prognóstico dificilmente animador. De qualquer forma, não só a globalização é um fato a que inevitavelmente teremos que nos adaptar, como ela pode ser até positiva ao abrir imensos espaços para o desenvolvimento [...].
BERTONHA, João Fábio. Geopolítica e relações internacionais na virada do século XXI: uma história do tempo presente. Maringá: EDUEM, 2006. (p. 40 e 41).
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
B) se caracteriza como um sistema de padronização da economia mundial que, apesar de prejudicar o ambiente, será capaz de oferecer um futuro mais justo e igualitário as nações.
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
A alternativa correta é a 3
Explicação:
Alternativa 3:
é um processo responsável por uma padronização política, econômica e cultural do mundo por aquelas Nações capazes de impor os seus interesses sobre os demais países do mundo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás