Respostas
Resposta:
1. As relações internacionais correspondem a uma ideia geral de como um país se relaciona com os demais países e instituições no sistema internacional. Já a Política Externa e a diplomacia são conceitos mais específicos, que correspondem aos objetivos e interesses de determinado país no exterior.
2. A Lei da Impressa delimita e assegura certos direitos considerados como para todos na questão da comunicação. Onde todos apresentam o direito de se comunicar, por palavras e escritos, e publicá-los sem dependência de uma censura. A Lei da imprensa anterior surgiu como um artificio para regulamentar a liberdade de expressão e para a consolidação de um regime autoritário.
Já a Lei da Segurança Nacional apresenta uma documentação que institui e regulariza com regras referentes de uma segurança nacional e de ordem contra os distúrbios sociais.
3. Os atos institucionais eram decretos com poder de Constituição e foram utilizados pelos militares para darem legitimidade às violências e ilegalidades cometidas durante o período da Ditadura Militar. Ao todo, foram emitidos 17 atos institucionais, entre 1964 a 1969.
4. O AI-5 reduziu as liberdades democráticas pois suspendeu uma série de direitos que haviam sido adquiridos constitucionalmente, de modo que os então governantes do Brasil (os ditadores militares) podiam fazer aquilo que bem entendessem contra os seus opositores. Com o fechamento temporário do congresso, suspensão do direito a livre imprensa e a perseguição a qualquer grupo político considerado perigoso, o que incluía desde grêmios estudantis a sindicatos profissionais, a maior parte da população ficava na prática excluída do exercício político e com seus direitos cidadãos sempre em risco.
5. O período 1964-68 é entendido por muitos como o período da “ditadura branda”, mas, na verdade, esse período foi utilizado pela ditadura para criar o aparato de repressão. Explicação: O aparato jurídico da repressão dos militares teve seu auge durante o AI-5, decretado durante o governo de Costa e Silva.
6. Ficou conhecido como Milagre Econômico o fenômeno ocorrido no Brasil entre 1968 e 1973 - durante a Ditadura Militar -, que consistiu em um enorme crescimento econômico no país. Dessa forma, o crescimento econômico desse período garantiu, na verdade, que a “riqueza na mão de poucos” se concentrasse ainda mais.
7. Durante boa parte do regime da ditadura, existia apenas o partido ARENA (Aliança Renovadora Nacional) que era a base que sustentava todo o regime militar nacional, os mesmos acreditavam no conservadorismo e estas eram suas raízes democráticas. Depois de determinado tempo, surgiu o MDB, que era uma oposição ao regime, mas era aceitável, visto que não haviam ataques diretos a imagem e abordavam os temas com certa cautela. Todos os demais partidos eram proibidos e censurados, devido a insatisfação que causavam no poder regente da época, os quais, eram os militares.
8. As "Diretas Já" foi um movimento político, de caráter popular, o qual possuía como objetivo a volta das eleições diretas para o cargo de presidente do Brasil. Ele ocorreu do ano de 1983 até 1984 e mobilizou milhões de pessoas, dentre elas militantes e líderes políticos, artistas, intelectuais e representantes da sociedade civil. O período de maior ocorrência dos atos pelas eleições diretas foi no período em que o Brasil era governado pela ditadura militar. Em 1967, a escolha do presidente passou a ser por meio do voto do Colégio Eleitoral. A partir de 1979, o governo militar inicia o processo de reabertura para a democracia
Explicação: