Categoria: Autor: 3°BIM-SOCIO-2serieEM-Mudanças no mundo do trabalho II Mudanças no mundo do trabalho II Texto da resposta 1) O conceito de classe trabalhadora hoje pode ser definido como: A) Classe que troca sua força de trabalho como mercadoria em troca de remuneração, incluindo trabalhadores informais e que realizam trabalhos manuais (exemplo: trabalhadoras domésticas). B) Classe que trabalha em centros urbanos e nas fábricas exclusivamente. C) Classe que detém os meios de produção do capital. 2) O trabalho taylorista e fordista não é totalmente racionalizado no sentido de que: A) Sua produção não é em série e em massa. B) Não conseguiu capturar a subjetividade do trabalhador, algo que só se realizou mais plenamente com o toyotismo. C) Trata-se de um modo de produção manual e não demanda fontes de energia poluentes.
Respostas
1. Marx concebe que as relações humanas são tidas como dialéticas, pois sempre uma classe era vista como dependente de outra classe social, como: a relação entre senhor e escravo (C).
Assim, Marx parte de uma perspectiva materialista para se valer dos desdobramentos históricos e sociais.
Karl Marx aponta que, na sociedade, há grupos que são mais privilegiados que outros, ou seja, a burguesia apresenta vantagens com relação à classe operária.
Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.
Com isso, a classe operária é oprimida, porque produz e sua mais-valia é concedida ao patrão, que tem para si a riqueza, dando o mínimo para o trabalhador e verdadeiro "dono" do produto.
Link: brainly.com.br/tarefa/15193284
2. Tanto no Fordismo quanto no Taylorismo se concentravam no método da fabricação e do processo de mão de obra (B).
Seu objetivo era fabricar em menor tempo utilizando uma mão de obra otimizada e organizada, a fim de gerar menos custos.
O Fordismo, em comparação com o Taylorismo, inovou ao criar mecanismos para que a fabricação se desse de modo mais dinâmico e ágil, inserindo, por exemplo, esteira rolante.
Esses processos foram criticados por Charlie Chaplin, em "Tempos Modernos", nos cinemas.
O homem, com a Revolução Industrial, virou uma máquina, um robô, servindo aos ideais capitalistas e mercantis. Sendo necessário criar leis civis para proteger tais trabalhadores.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/16982275