Quem controlava o senado romano e como os romanos se livraram do rei etrusco e fundaram a República?
Respostas
A República Romana tem sua origem no ano de 509 a.C, quando o último rei etrusco é deposto e o Senado assume as funções de governo. Após a experiência monárquica, os romanos optam por não deixar o poder nas mãos de um só indivíduo. Por isso, eliminaram a figura do rei e todos os cargos deveriam ser exercidos por duas ou mais pessoas. Assim, não havia a figura de um só governante, mas dois, chamados cônsules. Estes tinham um mandato de um ano e deviam controlar-se mutuamente.
Quem controlava o senado romano eram um grupo exclusivo da aristocracia. Os aristocratas acabaram com a monarquia em decorrência da aproximação dos reis com as camadas populares.
Da Monarquia Para a República
Inicialmente, Roma era governada por uma monarquia onde em seus últimos tempos ocorreu uma aproximação da camada popular por parte dos reis etruscos. Isso preocupou a aristocracia que em resposta de um golpe nos reis, baniu a monarquia e instituiu uma república em Roma.
Nessa nova República romana, quem detinha o maior poder eram os membros do Senado, que era formado pela aristocracia romana, onde cuidavam de assuntos econômicos e legislativos da cidade.
Saiba mais sobre "Roma" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/203628
#SPJ2