Respostas
Resposta:
A Ásia, entre todos os continentes, é o maior e mais populoso. Ele abrange quase três quintos da população mundial, além de ocupar um território correspondente a um terço da superfície do planeta Terra. Xangai é a cidade da China com maior número de habitantes.
O continente asiático faz fronteira com a África e a Europa no lado ocidental, e no lado oriental faz fronteira com a Oceania, o Oceano Pacífico e, em menor proporção, com a América do Norte. Já o ponto setentrional do continente está situado no oceano Glacial Ártico.
As regiões da Ásia estão divididas em: Oriente Médio; Subcontinente indiano; Sudeste asiático; Centro-leste; Extremo Oriente e Parte asiática da Comunidade de Estados Independentes.
Dessa forma, o continente asiático é composto pelos países: Arábia Saudita, Afeganistão, Azerbaijão, Armênia, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Butão, Cazaquistão, Camboja, China, Chipre, Singapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Geórgia, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Maldivas, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Omã, Palestina, Paquistão, Qatar, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã
Explicação:
civilização da Ásia é uma das mais antigas, com origem populacional do Leste Asiático, Ásia Meridional e parte do Oriente Médio há mais de 4.000 anos, antes, inclusive, do início das atividades econômicas, manifestações culturais e desenvolvimentos científicos do mundo Ocidental.
A nomenclatura “Ásia” foi recebida pela língua portuguesa é oriunda do latim. O primeiro registro de nome foi encontrado em Heródoto há cerca de 440 a.C. O historiador grego mencionava o nome em uma divisão do mundo de três partes, cujos nomes referiam-se as personagens da mitologia grega. A Ásia, portanto, foi uma homenagem a ninfa oceânica conhecida como Clímene.
Os povos mais antigos do continente asiático são responsáveis pela criação da escrita e desenvolvimento da literatura, além de serem os inventores da bússola, do papel, da pólvora, etc.
A maior parte da Ásia colonial tornou-se independente em meados do século XX, fazendo com que muitos cidadãos tenham trabalhado bastante, a fim de alcançar um padrão de vida mais elevado, com incentivos para as atividades industriais e agrícolas.