A psicomotricidade começa a ganhar espaço nas aulas de educação física no Brasil. A abordagem psicomotora na educação física das escolas brasileiras foi o primeiro movimento mais articulado a partir da década de 1970 (CASTRO, 2008). Sobre abordagem psicomotora pedagógica, assinale a alternativa CORRETA:
A- Questiona as atitudes alienantes da Educação Física na escola, apontando para que os conteúdos escolhidos para a aula propiciassem uma leitura melhor da realidade dos alunos e, dessa maneira, sua inserção transformadora nessa realidade.
B- Essa abordagem tem a função de considerar o entendimento que o educando já tem e alertar o professor sobre a cooperação dos alunos na resolução de problemas.
C- É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento.
D- O envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos afetivos, cognitivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
O envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos afetivos, cognitivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.
Em relação a abordagem psicomotora pedagógica é correto afirmar que o envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos afetivos, cognitivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno (Alternativa D).
Ao estudar a psicomotricidade visa-se entender a relação do corpo com o meio, de modo a considerar que as atividades físicas possuem além de benefícios fisiológicos, benefícios psicomotores.
A abordagem psicomotora pedagógica é de extrema importância, pois enfatiza a importância da educação do corpo para o desenvolvimento integral do ser humano.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/4179252
Bons estudos!