Respostas
Primeiro Reinado
Divergências e desavenças na Assembleia Constituinte de 1823
A Malagueta t
Cabeçalho da edição extraordinária do periódico Malagueta em que o jornalista Luís Augusto May atacou duramente José Bonifácio e, em resposta, foi fisicamente agredido. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital
Em meio a tamanhas divergências dentro da Constituinte ocorreu o espancamento do jornalista Luís Augusto May, redator do Malagueta, periódico ligado aos democratas e responsável por críticas apimentadas aos Andradas. Publicação típica da imprensa da época e de grande repercussão, na corte em especial, tinha como lema uma frase do filósofo francês Rousseau: "Quando se diz acerca dos negócios do Estado – o que me importa? – deve-se dizer que o Estado está perdido".
May, na publicação de 5 de junho de 1823, fez diversos ataques a José Bonifácio. A reação veio a seguir, na noite do dia 6, em forma de agressão, conforme narrada pelo próprio May: "Alguns homens que o tempo não permitiu contar (...) que levavam espadas (...) que eu vi".
O episódio repercutiu bastante na Constituinte. Comentava-se que os mandantes seriam os Andradas, com o conhecimento do imperador. Alguns, murmurando, chegaram até a insinuar que o próprio D. Pedro I teria participado da violenta agressão.