1) Sobre o Período Paleolítico, NÃO podemos afirmar:
A) Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estima-se que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental.
B) Os primeiros hominídeos desta fase eram nômades e estavam em constante deslocamento, fugindo das intempéries da natureza ou de animais selvagens, como também em busca de espaço que pudesse fornecer alimentos ou proteção.
C) Os instrumentos utilizados pelos nossos ancestrais na Idade da Pedra Antiga, eram a princípio de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos
D) Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.
E) A Idade da Pedra Lascada é o período mais extenso da Pré-História da humanidade, compreendido entre seu surgimento, por volta de 35.000 anos atrás até 10.000 a.C., com a Revolução Neolítica.
2) Sobre a divisão tradicional da história e a contagem do tempo histórico, NÃO podemos considerar:
A) Os períodos históricos passaram a ser considerados a partir do aparecimento das primeiras formas de escrita, do surgimentos das primeiras cidades, Estados e civilizações.
B) O Período Medieval (ou Feudalismo) situa-se cronologicamente entre a Idade Antiga e a Idade Moderna.
C)De acordo com a opinião de vários historiadores na atualidade, a Pré-História é considerada um período histórico, tendo sua contagem temporal realizada por intermédio de séculos, feita em ordem crescente.
D) O Período Moderno situa-se cronologicamente entre a Idade Média e a Idade Contemporânea.
E) Levando-se em consideração a divisão tradicional da história em períodos, proposta pelos historiadores europeus em meados do século XIX, temos a seguinte sequência em ordem cronológica: Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
3) Sobre o Antigo Egito, NÃO podemos afirmar:
A) No topo da sociedade encontrava-se o Faraó: era venerado como um verdadeiro Deus, pois era considerado como o intermediário entre os seres humanos e as demais divindades. Por isso, era uma monarquia teocrática, ou seja, um governo baseado nas ideias religiosas.
B) Por volta de 3500 a.C., os nomos se uniram formando dois reinos: o Baixo Egito, ao Norte e o Alto Egito, ao Sul. Posteriormente, em 3300 a.C., os dois reinos foram unificados por Menés, rei do Alto Egito, que tornou-se o primeiro faraó, criando a primeira dinastia que deu origem ao Estado egípcio.
C) Foi formado a partir da mistura de diversos povos, a população era dividida em vários clãs, que se organizavam em comunidades chamadas nomos. Estes funcionavam como se fossem pequenos Estados independentes.
D) A vida egípcia estava regulada pelas cheias do rio Nilo: quando as águas voltavam ao leito normal deixavam o solo recoberto com um limo que fertilizava a terra para a agricultura, tida como a principal atividade econômica.
E) A antiga sociedade egípcia estava dividida de maneira pouco rígida (ausência de hierarquia social) e nela havia uma ampla mobilidade social.
helppp
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1. letra a
2. letra c
3. letra c
fonte: confia
respondido por:
0
Essa daí está certa
Explicação:
falou fuiz
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás