Para Candau (1987), "[...] a didática, em uma perspectiva instrumental, é concebida como um conjunto de conhecimentos técnicos sobre o 'como fazer' pedagógico, conhecimentos estes apresentados de forma universal e, consequentemente, desvinculados dos problemas relativos ao sentido e aos fins da educação, dos conteúdos específicos, assim como do contexto sociocultural concreto em que foram gerados.". (CANDAU, Vera Maria. Da didática fundamental ao fundamental da didática. In: OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. DE ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso (Orgs.). Alternativa no ensino de didática. Campinas, SP: Papirus, 1997, p. 71-95.)
Nesse sentido, a Didática é vista como uma ferramenta para
aprimorar o conhecimento científico do docente.
fomentar iniciativas conservadores de ensino.
auxiliar a escolha de estratégias adequadas.
contribuir para políticas públicas eficientes.
enriquecer a ciência com conceitos importantes.
Respostas
respondido por:
2
A didática auxilia na contribuição de políticas efetivas. A alternativa D é a que melhor se define como correta. A didática está ligada a pedagogia, onde seu principal foco é a prática do ensino através de estratégias que possibilitem um melhor entendimento do que foi desenvolvido em sala de aula.
O enunciado nos mostra uma relação interessante entre a didática e o fazer pedagógico, apresentando o posicionamento do educador como mediador do conhecimento, não apenas o detentor do conhecimento técnico mas um facilitador da aprendizagem.
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
Auxiliar a escolha de estratégias adequadas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
Na perspectiva instrumental, como propõe Candau (1987), a Didática deve ser considerada como uma importante ferramenta para auxiliar a escolha de estratégias adequadas à prática docente.