A história política do Brasil é marcada por um artificialismo de valores e instituições que desconfiguraram o espaço político, aspecto fundamental para a participação da sociedade civil. Tal artificialismo começou no Império e sua hipertrofia conduziria mais tarde ao advento da República no momento em que ficaria clara a maneira arbitrária e centralizadora com a qual o Imperador governava (através de mecanismos como o Poder Moderador), bem como a inexistência de partidos políticos com posições claras e definidas.
Considerando a leitura do texto na íntegra e os conhecimentos apresentados no Material Digital, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. A instauração da República é pontuada pela participação massiva da população brasileira.
II. O discurso em prol da democracia, adotado pela classe elitista agrária, ocultava seus interesses privatistas.
III. Os cenários político-sociais no Brasil apresentam um histórico de subserviência às camadas economicamente dominantes.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V.
Alternativa 2:
V, F, F.
Alternativa 3:
V, V, V.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
F, V, F.
Respostas
Resposta:
F, V, V.
Explicação:
Levando em conta a leitura do texto e conhecimentos sobre a história política do Brasil, a alternativa que apresenta a correta classificação das afirmativas é a Alternativa 4: F, V, V.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - A primeira afirmativa é FALSA, pois a instauração da República se caracteriza pela pouca participação popular, sendo um movimento elitista.
II - A segunda afirmativa é VERDADEIRA, uma vez que a elite agrária apenas utilizou o argumento da democracia pra poder realizar as privatizações desejadas.
III - A terceira afirmativa é VERDADEIRA, dado que as camadas dominantes no Brasil acabam por ter as demais camadas como serventes.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/19705281