Respostas
Resposta:
A vegetação apresenta várias vantagens para o solo.
Uma das principais é que inibe a erosão. Sem vegetação, a água pluvial e os ventos arrastam os nutrientes do solo, provocando o processo erosivo e a perda de fertilidade.
Já em solos cobertos por vegetação, a água das chuvas é interceptada por folhas e ramas. Isso impede o impacto direto das gotas sobre o solo, por consequência, favorece a drenagem do excesso de umidade e facilita a infiltração através do perfil de cada solo.
Além disso, a vegetação evita inundação, mantém conforto térmico e até atua na fertilização do solo. Com folhas, galhos e porventura, frutos, é possível ter um processo natural de fertilização com matéria orgânica derivada desses elementos. Ou seja, mais nutrientes para o seu solo.
Ao conservar a vegetação nativa, substâncias e características presentes são capazes de manter o solo saudável. A vegetação se enraíza, retém água na superfície do solo e alimenta gradualmente o lençol freático, assim, possibilita que um rio tenha vazão regular ao longo do ano, inclusive nos períodos de estiagem.