• Matéria: História
  • Autor: luzianeleiteqmd
  • Perguntado 3 anos atrás

Você irá estudar sobre os principais fatores do declínio do poder da Igreja
Católica no final da Idade Média e identificar o papel da Contrarreforma como resposta à Reforma Protestante. Continue pesquisando sobre sobre a Reforma Protestante e, em seguida,
monte um quadro comparativo a respeito movimento reformista:

Anexos:

Respostas

respondido por: lauracbarra
6

Resposta: LUTERANA

  • O nome luteranismo refere-se ao líder deste movimento, Martinho Lutero (1483–1546). Em certo sentido a Reforma Luterana foi influente, direta ou indiretamente, em todo o mundo cristão, mas foi particularmente influente em partes do antigo Sacro-Império Romano Germânico (hoje Alemanha) e no Império da Suécia, onde o Luteranismo chegou a se  tornar a Religião de Estado.
  • As ideias de Lutero eram populares com os grupos sociais que ou tinham problemas com a própria Igreja Católica, de modo que o Luteranismo era uma forma de reduzira influência desta instituição política, ou que se opunham a países que abertamente defendiam o Catolicismo. Se tornou, assim, parte de uma guerra ideológica que envolvia muito mais que a interpretação teológica, e que impactaria bastante a política europeia nos séculos XVI e XVII. Mais sobre o tema em:

brainly.com.br/tarefa/10023938

  • CALVANISTA

 O Calvinismo é uma teologia reformada que tem seu início na Suíça, sob a liderança principal do francês João Calvino. Ele surgiu principalmente, por causa das divergências teológicas entre Martinho Lutero e Calvino, sob alguns temas bíblicos, principalmente no que se refere à salvação. Em nossos dias, a Igreja Presbiteriana é a maior representante.

 O movimento reformista ganhou força em diferentes partes de uma Europa em intensa transformação. Na Suíça, a burguesia tinha grande influência nas cidades-república de Genebra, Zurique, Basiléia e Berna. No entanto, o poderio econômico dessa nova classe social era tolhido pelos poderes políticos preservados nas mãos dos clérigos que administravam esses mesmos centros urbanos.

  • ANGLICANA

Henrique VIII

No ano de 1534, o chamado Ato de Supremacia criou a Igreja Anglicana.

  Anglicanismo é a designação de uma tradição dentro do Cristianismo que inclui a Igreja Católica e outras igrejas historicamente ligadas àquela ou que têm crenças, práticas e estruturas semelhantes.[1] O termo anglicano tem origem em ecclesia anglicana, uma expressão medieval latina datada de, pelo menos, 1246, e que significa Igreja Inglesa. [...]   A fé dos Anglicanos tem por base as escrituras, as tradições da Igreja Apostólica, e da sucessão apostólica ("episcopado histórico") e dos Pais da Igreja iniciais.[1] O Anglicanismo é um dos ramos do Cristianismo ocidental; declarou a sua independência do pontificado romano no período da Regulamentação religioso de Isabel I, o qual é designado por monasticismo britânico...

espero ter ajudado, ate a próxima!


islenesilva2020: está resposta está correta msm???
lauracbarra: Eu fiz um resumo, provavelmente a resposta está ai!
Perguntas similares