• Matéria: Sociologia
  • Autor: sabrinagiandoso1886
  • Perguntado 3 anos atrás

A abordagem do conhecimento-poder, baseada na obra de Michel Foucault: a. avalia a capacidade das pessoas agirem sobre o ambiente, considerando que os comportamentos não são determinados pelo grupo. b. busca compreender como os sistemas de gestão de pessoas nascem e passam do discurso para a prática. c. indica a importância de examinar as práticas de gestão de pessoas, para ver como elas estruturam as relações sociais na organização. d. analisa como a gestão de pessoas pode ser vista como um discurso criado para sustentar os interesses de uma rede de pessoas. e. considera a gestão de pessoas como um elemento que auxilia as pessoas a se organizarem, utilizando a prática corporativa.

Respostas

respondido por: raimundojoseoliveira
5

Resposta:

b

Explicação:

respondido por: willianemiranda16
1

Resposta:

c. indica a importância de examinar as práticas de gestão de pessoas, para ver como elas estruturam as relações sociais na organização

Explicação:

Na concepção de Foucault, o poder está presente em toda parte, em todas as relações sociais. Para Foucault, o poder se faz presente nas mínimas relações sociais, até mesmo entre duas pessoas. A concepção sobre as relações de poder tornou‑se paradigma para análise contemporânea voltada para as nuances e para as relações do dia a dia, contrariamente às análises totalitárias da sociedade até então vigentes. A noção de poder, a partir de Foucault, tem uma forte ligação também com o saber ou os saberes, como ele costumava se referir. Da mesma forma que o poder, o saber também está em toda parte e não somente no mundo acadêmico. Há, na verdade, na sua percepção, uma íntima relação entre saber e poder, uma vez que os que detêm certo tipo de saber, detêm também o poder. Isso é perceptível nas diversas situações sociais.

Perguntas similares