Respeito e cuidado são essenciais na infância, por se tratar de uma fase importante para a formação da criança. Por serem tão fundamentais, muitos pesquisadores do campo da Educação Infantil brasileira se dedicam a compreender esses anos iniciais da vida e que propostas educativas são mais adequadas para o público dessa faixa etária.
Fonte: ROCHA, E. A. C. Educação e infância: trajetórias de pesquisa e implicações pedagógicas. In: ROCHA, E., A. C.; KRAMER, S. (Orgs.). Educação infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 1999 (adaptado).
Um dos maiores dilemas na constituição do currículo infantil é implantar uma educação lúdica, dialógica, cidadã, comprometida com a infância da “criança pequena”. De nada adiantarão projetos, decretos, documentos e pareceres, se a escola não estiver comprometida com a infância, se ela não for prioridade absoluta e a criança, a personagem principal no processo educacional da nossa sociedade.
Fonte: MAIA, J. N. Concepções de criança, infância e educação dos professores de Educação Infantil. 2012 (adaptado). Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2016.
A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos equívocos da Educação Infantil brasileira é que há uma preocupação com a alfabetização, escolarizando excessivamente essa etapa da educação básica.
II. A Educação Infantil brasileira vive uma tensão entre a importância do brincar e a necessidade de ensinar os conteúdos escolares às crianças.
III. A Educação Infantil brasileira deve tratar as crianças como sujeitos que incorporam a cultura adulta que lhes é imposta.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
Explicação:
Apenas l
respondido por:
12
Resposta:
a) I, apenas
Explicação:
Um dos equívocos da Educação Infantil brasileira é que há uma preocupação com a alfabetização, escolarizando excessivamente essa etapa da educação básica.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás