Respostas
Resposta:
Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos. Para que o corpo hídrico mantenha seu equilíbrio, o ecossistema destes locais precisa estar sempre preservado – um complexo desafio.
Assim, nas regiões de mananciais, as ações do homem devem ser monitoradas, pois as águas não podem estar expostas à contaminação, poluição e nem a atividades predatórias. Além disso, a quantidade de água disponível nestas áreas é determinada pela relação entre o volume dos reservatórios e a quantidade de chuvas que caem nestas regiões.
Estações de Tratamento, onde a água se torna potável
As estações de tratamento funcionam como fábricas de produção de água limpa. Nestes locais, o líquido que chega dos mananciais por meio de encanamentos passa por uma série de processos químicos, aplicados para retirar as impurezas.
As etapas de tratamento são fundamentais para eliminar alguns fatores que podem causar várias doenças e aumentar o índice de mortalidade infantil. Além do cloro, a água também recebe flúor, propriedade que ajuda a combater as cáries.
O Brasil conta com muitas estações de tratamento: só em São Paulo, existem 213 unidades. No entanto, o consumo seguro da água ainda depende de uma boa gestão de saneamento básico, que ocorre na distribuição até as residências.
Resposta:
Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.