Questão 1
Paciente intubada há 7 dias, sob modo ventilatório PSV, bem adaptada e acoplada à ventilação mecânica. Devido a mesma apresentar histórico prévio de acamada e dependência funcional total, o fisioterapeuta decidiu, antes de realizar o teste de respiração espontânea (TRE), também realizar o índice de respiração rápida e superficial. Ao realizar o teste de ventilometria, o profissional obteve um valor do volume corrente= 300 mL e a FR= 30 rpm.
Diante do caso, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O índice de respiração rápida e superficial daria um resultado de 100 ciclos/l, sugerindo o sucesso no desmame ventilatório. Correto
b. Nesse caso o índice de respiração rápida e superficial não seria possível avaliar devido o paciente encontrar-se no modo ventilatório controlado.
c. O índice de respiração rápida e superficial sugere que o paciente não está apto para a progressão do desmame ventilatório.
d. O índice de respiração rápida e superficial daria um resultado de 110 ciclos/l, sugerindo o sucesso no desmame ventilatório.
e.
O índice de respiração rápida e superficial daria um resultado abaixo do valor de normalidade, não sendo possível a evolução do desmame ventilatório.
Questão 2
A fraqueza muscular inspiratória pode estar presente diante do histórico prévio do paciente, ser resultante de eventos/procedimentos ou associada à ventilação mecânica invasiva prolongada. Nesse aspecto, o Treinamento Muscular Inspiratório (TMI) pode ser considerado clinicamente efetivo, resultando no aumento da pressão inspiratória máxima (PImáx).
Sobre o assunto abordado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A depender do resultado da PImáx é sugerido o TMI, porém esse valor não interfere na progressão do processo do desmame ventilatório.
b.
O TMI é pouco utilizado no âmbito hospitalar, pois ainda não há recursos para esse tipo de terapia em pacientes graves.
c.
Os casos de fraqueza muscular ventilatória são poucos relacionados com a falha do processo de desmame ventilatório.
d.
Valores da Pimax menores do que -30 cmH2O (em módulo), sugerem uma fraqueza muscular respiratória significativa. Correto
e.
A avaliação da PImáx por meio da manovacuometria é limitada, pois não se pode realizar em pacientes intubados.
Questão 3
O processo de desmame da ventilação mecânica se inicia com o reconhecimento da recuperação total ou parcial do evento que levou à falência respiratória, sendo fundamental uma avaliação clínica cuidadosa e frequente para determinação exata do momento em que o paciente se encontra apto para iniciar a retirada do suporte ventilatório e, posteriormente, realizar a extubação.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação da pressão inspiratória máxima (PImáx) por meio do manovacuômetro pode ser considerado critério para o desmame ventilatório.
II. O desmame prolongado é classificado quando o paciente requer mais de sete dias de ventilação mecânica.
III. O teste de respiração espontânea (TRE) avalia a resposta do paciente em se manter em respiração espontânea, cujo o tempo de monitorização é de até 10 minutos.
IV. O processo de desmame resulta em sucesso quando o paciente ultrapassa de 24 horas em respiração espontânea, e fracasso, caso ele necessite retornar ao ventilador antes desse período.
Com base nas afirmativas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II, apenas. Correto
b.
II e III, apenas.
c.
III e IV, apenas.
d.
I, II e IV, apenas.
e.
I, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra C.
Explicação:
Observa-se que o procedimento de índice de respiração rápida e superficial foi bastante eficiente, uma vez que o desmame foi um sucesso, representado pelo resultado de 100 ciclos/L, por conta de um volume corrente de 300 mL um frequencia respiratória de 30rpm (30/0.3=100).
Por conta disso, o paciente intubado apresenta condições para iniciar o processo respiratório de forma autônoma, uma vez que apresentou capacidade de desmame respiratório.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás