As variações linguísticas regionais são muito bem evidenciadas no português brasileiro. O Brasil é formado por regiões onde os modos de falar são bastante peculiares e servem de elemento de identidade do seu respectivo povo falante. Essa identidade pode ser determinada pelo uso de variações do léxico, pela maneira de pronunciar determinados sons ou pelos arranjos sintáticos utilizados. O seu desafio consiste em observar a cena a seguir e identificar as características da região do Brasil a que pertencem os falantes.
Respostas
Resposta:
O diálogo apresenta características da fala paulista. Uma vez que não temos acesso ao som da pronúncia das palavras, podemos identificar essas características por meio dos termos "orra", da repetição de "meu" e da alusão feita ao time de futebol do estado de São Paulo. Além disso, o texto nos passa a ideia de que o assaltante está com muita pressa, o que pode ser interpretado como uma das características dos paulistas.
Explicação:
A variação linguística apresentada corresponde a uma fala dos moradores da região do sudeste brasileiro, mais especificamente de São Paulo. As diferentes regiões do Brasil apresentam modos de falar diferenciados que vão ao encontro da cultura local e a história que envolve aquele território.
Quais os tipos de variação linguística?
Os tipos de variação linguística são:
- variação social: diastráticas: quando ocorre variação de um grupo que estuda direito e outro grupo que estuda astronomia ou, é possível fazer uma comparação, a fala de um juiz e de um detento;
- variação regional: diatópicas: o modo de falar do sul difere do nordeste;
- variação histórica: diacrônica: o modo de falar e escrever do passado difere do presente;
- variação estilística: diafásica: corresponde ao estilo de fala que pode ser formal e informal.
Saiba mais sobre a variação linguística em: https://brainly.com.br/tarefa/49302623
#SPJ2