Com base na distribuição geográfica, existe algum bioma brasileira que podemos relacionar com a cultura caipira? Podemos dizer que o ambiente físico influencia os elementos culturais de um determinado povo? justifique.
Respostas
Explicação:
Difundida pelo sertão nordestino até o cerrado do Brasil central pela criação de gado; cultura cabocla das populações amazônicas, afetas à indústria extrativa; e cultura gaúcha de pastoreio nas campinas do sul. Essa cultura rústica brasileira coexistiu tanto com as fazendas monocultoras, quanto com as fazendas de criação de gado, constituindo a base da produção do abastecimento para essas empresas e os povoados e expandindo-se por todo o Brasil à medida que encontrava terras devolutas para reproduzir seu modo de vida.
Refugiando-se nos espaços menos povoados, onde a terra e os recursos naturais ainda eram abundantes, possibilitando sua sobrevivência e a reprodução desse modelo sociocultural de ocupação do espaço e exploração dos recursos naturais, com inúmeras variantes locais determinadas pela especificidade ambiental e histórica das comunidades que nele persistem
Esse mundo caipira é desarticulado pelo advento da monocultura de café e cana, no Centro-Sul, e pelas fazendas de gado, assim como pela urbanização crescente e pela luta e grilagem das terras. A pequena propriedade caipira acabou, em grande parte foi incorporada pela grande propriedade e somente conseguiu subsistir em nichos onde a mecanização agrícola não pode avançar, como nas áreas montanhosas da Mata Atlântica e da Serra do Mar.