Colômbia diz ter mais de 37 mil infectados por zika vírus Casos subiram 17,2% na última semana, disse Instituto Nacional de Saúde. Total de grávidas infectadas subiu 26,7%, superando o total de 6,3 mil O boletim afirma que, na última semana, o número de mulheres grávidas com o vírus aumentou 26,7%. A Colômbia é o segundo país com mais casos de zika na América Latina e Caribe, depois do Brasil. Ainda são desconhecidos muitos detalhes sobre o zika, incluindo se o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti realmente provoca microcefalia, uma má-formação cerebral em bebês. O número de pacientes infectados por zika vírus na Colômbia subiu na última semana e chegou a casos, incluindo 6 356 mulheres grávidas, conforme informa o Instituto Nacional de Saúde. Até agora não foram relatados casos de microcefalia associados à doença no país.
Sobre o parasita citado no texto anterior, pode-se inferir que
a) possui célula, é constituído por ácido nucleico, que pode ser o DNA ou o RNA, envolto por um invólucro proteico denominado capsídeo.
b) pode ser visualizado com o auxílio de microscópios ópticos, instrumentos disponíveis apenas em locais especializados.
c) só infecta células que tenham certa especificidade entre a membrana plasmática lipoproteica da célula e as proteínas do seu capsídeo.
d) pode atacar plantas e causar prejuízo à agricultura. Algumas doenças que são causadas por esse tipo de parasita são gripe, poliomielite, raiva e lepra.
e) é um parasita intracelular facultativo: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que ele tenha metabolismo próprio.
Respostas
respondido por:
0
Letra C é a correta
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás