(0,50 ponto):
No método freiriano, segundo Moacir Gadotti, aprendiz de Freire e diretor do Instituto Paulo Freire, se decorria de um “processo de substituição de elementos reais por elementos simbólicos”, com a utilização de cartazes, discussões e leitura, “sequência inversa à utilizada para crianças, em que a leitura figura como elemento instrumental de construção e enriquecimento dos círculos de representação mentais”. Gadotti ainda diz: “No pensamento de Paulo Freire, tanto os alunos quanto os professores são transformados em pesquisadores críticos. Os alunos não são uma lata vazia para ser enchida pelo professor.” Isso é incrível e faz todo o sentido, seja na pedagogia, na hebegogia ou na andragogia. Não podemos esperar que os alunos cheguem em sala de aula sem sentimentos, experiências, histórias, motivações pessoais, preconceitos, etc.
I. Na etapa de problematização, os alunos codificam e decodificam os temas significativos, buscando o significado social, adquirindo consciência da estrutura universal.
II. Na etapa de tematização, o aluno e o professor buscam evoluir da visão teórica e pouco aplicável, para uma visão crítica de todo o universo, através da transformação do mundo.
III. Na etapa de investigação, os alunos e o professor buscam na realidade do aluno e da sociedade onde ele vive as palavras e temas significativos que compõem seu meio social, político, familiar, escolar e empregatício.
É correto o que se afirma em
Alternativas
A) Marcada pelo aluno
III, apenas.
B)
II, apenas.
C)
I e II, apenas.
D)
II e III, apenas.
E)
I, II e III.
sirlennegomes:
Considerando-se que o método Paulo Freire de alfabetização, citado no texto, é dividido em três etapas — investigação, tematização e problematização —, avalie as afirmações a seguir sobre essas três etapas
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra E meu fi
Explicação:
confia no pai
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás