Explique como platão formula o conceito de alma e como este se articula com a construção de uma cidade idea.
Respostas
Resposta:
Palavras-chave: Platão, Timeu, Ontologia, Metafísica, Alma do Mundo.
Resumo:
Trata-se de uma explicitação da concepção platônica da Alma do Mundo, tal
como exposta na primeira parte do Timeu (27d-38a); mais precisamente, do
lugar e da função da Alma do Mundo no âmbito da criação do Mundo
enquanto vivente eterno e no que concerne à união entre a Alma do Mundo
e o Corpo do Mundo (30c-38c). Para isso, buscaremos articular, em suas
linhas gerais, os elementos constitutivos essenciais do problema da criação
do Mundo (27c-34b), bem como discutir em que medida a Alma do Mundo
se forma e por que motivo ela é anterior ao Corpo do Mundo (34b-38b).
Introdução:
Em sua exposição acerca da Alma do Mundo, Platão enumera como suas
características fundamentais a composição dialética, a estrutura harmônica,
a significação astronômica, a função motriz e a função cognitiva. Estas
características são desenvolvidas de modo a dar conta do sentido em que,
para o filósofo, a Alma do Mundo é anterior ao Corpo do Mundo. Com isso
ele não só justifica essa anterioridade, mas antes estabelece como que uma
realidade intermediária entre o inteligível e o sensível, a qual é preenchida
pela Alma do Mundo. Neste sentido, devemos demonstrar de que maneira a
ordem exposta por Platão se efetiva através dos gêneros então designados
como o Mesmo e o Outro, e de que forma o Demiurgo utiliza-se dos mesmos
na produção imediata da Alma do Mundo.
Desse modo pode-se dizer que a Alma do Mundo se apresenta como
um objeto multifacetado, sendo ao mesmo tempo considerada no âmbito da
dialética, da música e da astronomia; apresentando-se ainda como princípio
motor e princípio cognitivo não só em si mesma, mas também daquilo que
ela envolve, i.é, do próprio Mundo. Isso significa que a Alma do Mundo deve
ser considerada pelo menos sob dois pontos de vista básicos, sendo o
primeiro, o seu próprio desdobramento dialético a partir de sua composição
até a sua caracterização propriamente astronômica; bem como o segundo, o
modo como ela própria se apresenta enquanto cumprindo uma função ao
mesmo tempo motriz e cognitiva
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