• Matéria: Sociologia
  • Autor: eliabemaia78
  • Perguntado 3 anos atrás

4°) "Os trabalhadores por conta própria compõem uma categoria constitutiva do mercado de trabalho e da organização da produção de bens e de serviços no capitalismo brasileiro (...) Dificilmente eles poderão ser considerados os empreendedores da perspectiva liberal (...) Ao contrário. São, na maioria, trabalhadores sem proteções laborais, pois mais de 80% deles não contribuem para a previdência social, cujo efeito é a ausência de garantias futuras, como acesso à aposentadoria, e vulnerabilidade a eventos que os impeçam, permanente ou temporariamente, de continuarem trabalhando e obterem algum rendimento." Com base no texto acima, e no conceito de flexibilização do trabalho, marque a alternativa que expressa corretamente a diferença entre o trabalho formal e informal. *

Respostas

respondido por: Danas
0

O trabalho formal é aquele que possui contratos, há uma relação contratual entre os envolvidos e essa relação trabalhista é regida por uma legislação, seja ela a CLT ou os códigos que regem as relações trabalhistas dos funcionários públicos.

Já o trabalho informal não possui nenhum contrato trabalhista, geralmente o trabalhador é autônomo e recebe pela sua produtividade, seja pela venda de seus serviços ou de produtos.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares