Respostas
Resposta:
Ao longo dos séculos o racismo tem assumido formas diferentes ao longo da história. Na antiguidade, quando houve os primeiros contatos entre os portugueses e africanos, não ocorreu atritos. No entanto, quando começaram a colonizar as terras, encontraram justificativas para "impor" suas leis, denominando negros e indios de "raças inferiores".
Tal circunstâncias fez com que ao passar dos anos, negros e índios vierem a ser escravos, e mais menosprezados. A ideologia em que é formado o racismo se consiste em rotular hierarquia entre grupos humanos. Ao ver o filme "historias cruzadas podemos notar essa "hierarquia social", onde o filme mostrado sobre um ponto de vista de uma empregada negra; praticamente toas as personagens brancas são racistas, as empregadas são bastante discriminadas só por sua cor de pele, humilhadas e rebaixadas ao ponto de não poderem usar o banheiro da casa,
Além de nefastos atos de de preconceitos, ademais atos de violência, segundo um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Publica, mostra que, negros sofrem mais violência e são vitimas homicidios com 71% enquanto os brancos sofrem apenas 29%, Pondo em vista também, a falta de justiça e o preconceito de quando um negro inocente é preso ou morto por crimes não cometidos.
Desta forma, vendo que o estado Brasileiro foi constituído de varias etnias e culturas, formando uma sociedade multicultural. As desigualdades, historicamente constituída com base na exploração da economia, violência e escravidão, gerou um modo de pensar e agir desiguais. É necessário, que, agentes da educação desenvolva uma educação voltada a pratica das leis para combater o racismos em suas varias formas, como também o racismo institucional. "Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as colas do ponto de vista dela" (Lee, Harper),
O racismo é uma prática social que consiste em discriminar ou oprimir uma pessoa ou grupo de pessoas em função de sua raça ou etnia. Ele é um problema histórico e atual que afeta pessoas em todo o mundo, e tem sido responsável por muitas das desigualdades sociais e econômicas que existem em vários países.
O racismo pode assumir várias formas, como a discriminação no acesso a oportunidades de emprego, educação e saúde, a violência policial e racial, ou mesmo a violência virtual e o discurso de ódio na internet. Além disso, o racismo pode ser estrutural, ou seja, estar presente nas instituições e nas leis que regulamentam a sociedade, perpetuando as desigualdades entre os grupos.
Para combater o racismo, é preciso que as pessoas reconheçam que ele existe e que sejam dispostas a lutar contra ele. Isso inclui denunciar casos de discriminação e apoiar iniciativas que visem promover a igualdade e a justiça social. Além disso, é importante que as instituições e os governos tomem medidas concretas para combater o racismo, como implementar políticas de diversidade e inclusão e punir os responsáveis por atos de violência racial. Somente assim poderemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.